terça-feira, 31 de agosto de 2010

Mostra de Expressionismo alemão - Setembro/2010



O programa Cinema no Vale, junto ao projeto CinePsi, apresentam a Mostra de Expressionismo alemão. Essa mostra tem como objetivo exibir filmes que marcaram tal movimento, influenciado pela Pintura e pela Literatura, e um dos mais importantes na história do povo alemão no período pós 1ª guerra, ao longo da década de 20 do século passado.

Todos os filmes serão exibidos sempre aos sábados, a partir das 17 00, no Auditório da Biblioteca do Campus Petrolina com entrada gratuita para todos.

Segue abaixo a lista dos filmes e suas respectivas datas e sinopses:

04/09 - O gabinete do Dr; Caligari ((Cabinet des Dr. Caligari., Das, 1920) Direção: Robert Wiene

Num pequeno vilarejo da fronteira holandesa, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari, chega acompanhado do sonâmbulo Cesare que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari. Um dos filmes mais importantes de todos os tempos.

11/09 - Nosferatu (Nosferatu, eine Symphonie des Grauens, 1922) Direção: F. W. Murnau

Nosferatu é uma espécie de adaptação não-autorizada do romance Drácula, de Bram Stoker. Todos os principais elementos e estrutura linear da história foram mantidos, mas aqui Drácula chama-se Orlok. O filme é o principal representante do Expressionismo Alemão e influencia inúmeros diretores até os dias atuais, com seu jogo de luz e sombra.

18/09 - Fausto (Faust - Eine Deutsche Volkssage, 1926) Direção: F. W. Murnau

Baseado na famosa peça de Goethe, temos Fausto, um velho alquimista que vê sua cidade ser assolada pela peste negra. Vendo tanta morte, começa a pensar sobre sua própria finitude. Ele então evoca Mefistofeles, e lhe pede sua juventude de volta e eterna. O demônio a garante, em troca da alma de Fausto. Tudo parecia perfeito, até este se apaixonar por uma jovem italiana. Marco absoluto no cinema alemão, é o último filme de Murnau no país.

25/09 - Metrópolis (Metrópolis, 1927) Direção: Fritz Lang

O futuro é distante e o mundo está sob o comando dos poderosos, que isolaram os mais pobres no subsolo como se fossem seus escravos, para que trabalhassem em prol dos mesmos. Comandados por Freder Fredersen, os operários são obrigados a trabalharem sem parar para que a cidade não pare. Obra-prima de Fritz Lang, reconhecido como um dos filmes-mudos mais importantes já lançados no cinema, continuando atual ainda hoje.


É importante lembrar que, a cada mês, há nova programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!