segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mês do Cinema Político - Outubro/2010

ATENÇÃO!!
1º) Dia 02 é véspera de eleição, portanto, não teremos exibição no primeiro sábado do mês. 

2º) Excepcionalmente esse mês teremos cinco (05) exibições, sendo que dia 08 é uma sexta-feira. 

Qualquer dúvida, entrem em contato.
cineclubunivasf@yahoo.com.br
ou
annesbarreto@yahoo.com.br 
OUTUBRO
Temática: Cinema Político

Dia 08 (ExcepcionalmeCte Sexta-Feira) - Encouraçado Potemkin (Bronenosets Potyomkin) / Rússia) - 1925  
Direção: Sergei Eisenstein
Em 1905, na Rússia czarista, aconteceu um levante que pressagiou a Revolução de 1917. Tudo começou no navio de guerra Potemkin quando os marinheiros estavam cansados de serem maltratados, sendo que até carne estragada lhes era dada com o médico de bordo insistindo que ela era perfeitamente comestível. Alguns marinheiros se recusam em comer esta carne, então os oficiais do navio ordenam a execução deles. A tensão aumenta e, gradativamente, a situação sai cada vez mais do controle. Logo depois dos gatilhos serem apertados Vakulinchuk (Aleksandr Antonov), um marinheiro, grita para os soldados e pede para eles pensarem e decidirem se estão com os oficiais ou com os marinheiros. Os soldados hesitam e então abaixam suas armas. Louco de ódio, um oficial tenta agarrar um dos rifles e provoca uma revolta no navio, na qual o marinheiro é morto. Mas isto seria apenas o início de uma grande tragédia.

Dia 09 - Arquitetura da Destruição (Undergaens Arkitektur) / Alemanha - 1992
Direção: Peter Cohen
Arquitetura da Destruição está consagrado internacionalmente como um dos melhores estudos já feitos sobre o nazismo no cinema. O filme de Peter Cohen lembra que chamar a Hitler de artista medíocre não elimina os estragos provocados pela sua estratégia de conquista universal. O veio artístico do arquiteto da destruição tinha grandes pretensões e queria dar uma dimensão absoluta à sua megalomania. Hitler queria ser o senhor do universo, sem descuidar de nenhum detalhe da coreografia que levava as massas à histeria coletiva a cada demonstração. O nazismo tinha como um dos seus princípios fundamentais a missão de embelezar o mundo. Nem que, para tanto, destruísse todo o mundo.  (Leon Cakoff)
 



Dia 16 - 1984 (Nineteen Eighty-Four) / Reino Unido - 1984 
Direção: Michael Radford
Depois da guerra atômica, o mundo foi dividido em três estados e Londres é a capital da Oceania, dominada por um partido que tem total controle sobre todos os cidadãos. Winston Smith é um humilde funcionário do partido e comete o atrevimento de se apaixonar por Julia, numa sociedade totalitária onde as emoções são consideradas ilegais. Eles tentam escapar dos olhos e dos ouvidos do Grande Irmão, sabendo das dificuldades que teriam que enfrentar.

Dia 23 - Fahrenheit 451 (Fahrenheit 451) / Inglaterra - 1966
Direção: François Truffaut 

Em um Estado totalitário em um futuro próximo, os "bombeiros" têm como função principal queimar qualquer tipo de material impresso, pois foi convencionado que literatura um propagador da infelicidade. Mas Montag (Oskar Werner), um bombeiro, começa a questionar tal linha de raciocínio quando vê uma mulher preferir ser queimada com sua vasta biblioteca ao invés de permanecer viva.

Dia 30
- Cidadão Boilesen (Cidadão Boilesen) / Brasil - 2009 
Direção: Chaim Litewski 

O documentário revela as ligações de Henning Albert Boilesen (1916-1971), presidente do famoso grupo Ultra, da Ultragaz, com a ditadura militar, ajudando no financiamento da repressão violenta e também a sua participação na criação da temível Oban – Operação Bandeirante, espécie de pedra fundamental do Doi-Codi. (RC)
Presentes no elenco Fernando Henrique Cardoso, Celso Amorim, Jarbas Passarinho, Erasmo Dias, Dom Paulo Evaristo Arn. 




Divulguem!

2 comentários:

  1. Olá pessoal! Nos passe sempre a programação que divulgaremos em nossa agenda. Entrem no nosso site www.tropicalsat.com.br/multicultura e acessem o contato. Ótima iniciativa. Continuem!

    ResponderExcluir

Obrigado!