sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Cinema no Vale e II Mês das Consciências Negras


O Cinema no Vale inicia a sua programação de novembro no próximo dia 05
Neste mês, haverá uma mostra em homenagem ao dia consciência negra, que ocorre no dia 20, mas que é comemorado ao longo dos dias de novembro. Tal mostra é feita em parceria com o ll Mês das consciências negras, evento organizado pelos professores Nilton Almeida e Cláudio Santos Almeida, do colegiado de Ciências sociais.
Um dos objetivos dessa mostra é realizar debates com os espectadores a partir das temáticas dos filmes exibidos. A mostra deste mês é bastante eclética com obras nacionais (Aleijadinho e Uma onda no ar), clássicos do cinema americano (O sol é para todos) e animação (Kiriku). Confira as sinopses abaixo.
As exibições ocorrem aos sábados a partir das 17 00 no Auditório da Biblioteca da UNIVASF – Petrolina. A entrada é gratuita.
O Cinema no vale é coordenador pelos professores Afonso Novaes e Janedalva Gondim.

Programação
05 / 11 – O Aleijadinho – paixão, glória e suplício (Bras., 2000, Dir. Geraldo Santos Pereira. Gên.: Drama)
Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, tomou-se artista famoso com suas esculturas dos Profetas e igrejas inteiras de Ouro Preto e outras cidades brasileiras durante o século XVIII, mas uma doença misteriosa destruiu seus dedos, mãos, braços e tirou sua vida. Um professor e historiador procura pela nora viva de Aleijadinho, falecido em 1814. A história é narrada em forma de flash-back desde o nascimento, infância, juventude, formação artística e cultural até a vida apaixonada e gloriosa.

12 / 11 – O sol nasce para todos (Tit. Orig.: To kill a mockingbird, EUA, 1953. Dir.: Robert Mulligan. Gên.: Drama)

Atticus Finch (Gregory Peck) é um advogado íntegro, símbolo do desejo de um país por ética e honestidade, que luta para defender um homem negro acusado injustamente de violentar uma mulher branca.

19 / 11 – Uma onda no ar (Bras., 2002. Dir.: Helvécio Ratton. Gên.: Drama)
Jorge, Brau, Roque e Zequiel são quatro jovens amigos que vivem em uma favela de Belo Horizonte e sonham em criar uma rádio que seja a voz do local onde vivem. Eles conseguem transformar seu sonho em realidade ao criar a Rádio Favela, que logo conquista os moradores locais por dar voz aos excluídos, mesmo operando na ilegalidade. O sucesso da rádio comunitária repercute fora da favela, trazendo também inimigos para o grupo, que acaba enfrentando a repressão policial para a extinção da rádio.

26 / 11 – Kiriku e a feiticeira (Tít. Orig.: Kirikou et la sorcière. França / Bélgica / Luxemburgo,1998. Dir. Michel Ocelot. Gên.: Animação)
Kiriku é um garoto pequeno, mas muito inteligente e com dons especiais, que nasceu com a missão de salvar sua aldeia. A cruel feiticeira Karaba secou a fonte do lugar onde Kiriku mora com amigos e parentes e, possivelmente, comeu o pai e os tios do menino. Encontrando amigos e seres fantásticos pelo caminho, Kiriku vai resolver a situação. História baseada em uma lenda da África Ocidental.

Fontes: www.cineclick.com.br     /    www.interfilmes.com    /     www.meucinemabrasileiro.com

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Musas no Cinema


Neste mês de outubro, o Cinema no vale faz uma homenagem às mulheres na Sétima arte, apresentando filmes com ícones femininos inesquecíveis.
Abrindo essa mostra, chamada Mulheres no cinema, no dia 01 será exibido A malvada com Bete Davis, obra na qual outra grande figura feminina, Marilyn Monroe, faz uma ponta. No dia 08, será apresentado Gilda, clássico do gênero noir com Rita Hayworth no papel título.
No terceiro sábado do mês, dias 15, será a vez de Elizabeth Taylor em Quem tem medo de Virgínia Woolf?, clássico adaptado de uma peça de Edward Albee, com Richard Burton, marido e eterno amor da mulher com olhos cor de violeta, em um dos papéis principais.
No dia 22, um clássico de Hitchcock feito em 3D, Disque M para matar, com Grace Kelly, outra grande figura feminina do cinema e uma das musas do diretor inglês. Nesse dia, excepcionalmente, a exibição ocorrerá na sala de Núcleo temático 03, em Petrolina.
Por fim, encerrando a mostra Mulheres no cinema, será exibido Bonequinha de luxo, com Audrey Hepburn, adaptado do romance de Truman Capote e dirigido por Blake Edwards.
As sessões sempre ocorrem no Auditório da Biblioteca a partir das 17 00. A entrada é gratuita.
O Cinema no vale é coordenado pelos professores Afonso Henrique Novaes e Janedalva Gondim.



Veja abaixo as sinopses dos filmes:
01 / 10 - A Malvada (All About Eve, 1950) Direção: Joseph L. Mankiewicz Origem: Estados Unidos. Gênero: Drama. Duração: 138 minutos
Na noite de entrega do prêmio Sarah Siddons, todas as atenções se voltam para Eve Harrington. Utilizando o flashback, a vida de Eve é revelada, desde quando conheceu e foi contratada como secretária de Margo Channing, uma grande estrela da Broadway, até ela mesma alcançar o estrelato.
08 / 10 - Gilda (Gilda, 1946) Dir.: Charles Vidor. Origem: Estados Unidos. Gênero: Romance Duração: 110 minutos.
Na Argentina, Johnny Farrel, um apostador, é salvo de um pistoleiro por Ballin Mundson, que faz de Johnny seu braço direito. Mas essa amizade será abalada quando ele reconhece a esposa de Mundson, Gilda, que Johnny já detestava anteriormente.
15 / 10 - Quem Tem Medo de Virginia Woolf?  (Who's Afraid of Virginia Woolf?, 1966) Dir.: Mike Nichols. Origem: Estados Unidos Gênero: Drama Duração: 131 minutos
Quando o casal de meia-idade Martha (Elizabeth Taylor) e George (Richard Burton) convida o jovem casal Nick (George Segal) e Honey (Sandy Dennis) para passarem na sua casa para tomarem uns drinques, todos eles, bêbados, começam a desenterrar verdades e a jogarem suas desavenças uns contra os outros.

22 / 10 - Disque M para Matar (Dial M for Murder, 1954) Dir.: Alfred Hitchcock Origem: Estados Unidos Gênero: Suspense. Duração: 105 minutos
Um homem cria um plano para assassinar sua esposa pelo dinheiro, mas, quando as coisas dão errado, ele consegue improvisar um genial plano B para ainda tentar levar vantagem.
29 / 10 - Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany's, 1961) Dir.: Blake Edwards Origem: Estados Unidos. Gênero: Drama Duração: 115 minutos
Uma garota de programa de luxo sonha em achar um homem milionário, para tornar-se seu marido. Porém, ela acaba se apaixonando por seu recente vizinho, escritor.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Mostra da Diversidade Sexual no Cinema no Vale


 Mostra da Diversidade Sexual no Cinema no Vale
Do amor e outras formas

Neste mês de setembro o Cinema no vale apresenta as várias nuances da sexualidade com a mostra “Do amor e outras formas”. Serão apresentados filmes que se diversificam tanto por suas abordagens sobre as várias formas de amar quanto pelo modo como apresentam pessoas nas mais diferentes experiências humanas.
Abrindo a programação, será apresentado o documentário Dzi croquetes (2009), produção brasileira a qual apresenta a história de um dos mais importantes grupos de dança do Brasil nos anos 70 e que influenciou inúmeros artistas e admiradores mundo afora, como Liza Minelli.
O segundo filme da mostra traz uma comédia chamada C.R.A.Z.Y. (2005), ambientada entre os anos 60 e 80, que retrata as desventuras de um adolescente gay para se aceitar e fazer com que sua família o aceite.
Dando continuidade à mostra, será exibido o drama francês Lado selvagem (2004), que mostra um inusitado triângulo amoroso entre dois garotos de programa e um travesti, o qual retorna à sua cidade natal para cuidar da mãe doente e acaba se deparando com situações e pessoas que fizeram parte de seu passado.
Encerrando a mostra do mês, outra produção brasileira, Como esquecer (2010), que trata da tentativa de uma jovem lésbica em se recuperar do fim de uma relação, encontrando pessoas que, de algum modo, também estão na mesma situação que ela.
As sessões acontecem aos sábados a partir das 17 00 no auditório da Biblioteca da UNIVASF – Campus Petrolina. A entrada é gratuita.
O Cinema no vale é um projeto coordenado pelos professores Afonso Henrique Novaes Menezes e Janedalva Gondim.



Programação – sinopses

03 / 09 – Dzi croquetes (2009) 
Direção: Tatiana Issa, Raphael Alvarez Duração: 110 min. 
Origem: Brasil 
Gênero: Documentário
O documentário resgata a trajetória do grupo que se tornou símbolo da contracultura ao confrontar a ditadura militar, usando a ironia e a inteligência. Os espetáculos revolucionaram os palcos com homens de barba e pernas cabeludas, que contrastavam com sapatos de salto alto e roupas femininas. O grupo se tornou um enorme mito na cena teatral brasileira e parisiense nos anos 70.

10 / 09 – C.R.A.Z.Y. – Loucos de amor (C.R.A.Z.Y., 2005) 
Direção: Jean-Marc Vallée 
Duração: 127 minutos 
Origem:  Canadá  
Gênero: Comédia / Drama




Zac (interpretado por Émile Vallée até os oito anos e por Marc-André Grondin na idade madura) é filho do rigoroso Gervais (Michel Côté) e Laurianne (Danielle Proulx). Com a mãe, ele tem uma relação estreita; com o pai, incompreendida por ambos. Ao lado de quatro irmãos, Zac cresce sentindo desejos homossexuais, enquanto tenta lidar com a religiosidade da mãe e a intolerância do pai, entre os anos 60 a 80.

17 / 09 – Lado selvagem (Wild side, 2004) 
Direção: Sébastien Lifshitz 
Duração: 93 minutos 
Origem: França/Bélgica/Reino Unido 
Gênero: Drama

Após ter fugido há 15 anos para cidade grande, a transexual Stephanie retorna para casa para cuidar de sua mãe que está morrendo. O campo provoca uma enxurrada de emoções e memórias. Não só para Stephanie como também para Mikhail e Jamel, os dois homens que dividem o seu afeto e a sua cama. Mikhail é um jovem russo, que vive ilegalmente sem recursos num país onde mal fala a língua, um ex-soldado, que ainda sofre dos tormentos da guerra. Jamel é um rapaz árabe que faz a vida se prostituindo. O futuro dos três é imprevisível. Outros talvez não consigam entendê-los. Mas os três amigos encontram o conforto e paixão uns nos braços dos outros.

24 / 09 – Como esquecer (Brasil,2010) 
Direção: Malu Di Martino
Duração: 100 min. 
Origem: Brasil 
Gênero: Drama

Júlia (Ana Paula Arosio) é uma professora de literatura inglesa, 35 anos, que luta para reconstruir sua vida depois de viver uma intensa e duradoura relação amorosa com Antônia. Em meio a uma série de conflitos internos e diante da necessária readaptação para uma nova vida, não disfarça sua dor enquanto narra suas emoções. Ao longo do filme, ela vai encontrando e se relacionando com outras pessoas que também estão vivendo, cada uma a seu modo, a experiência de ter perdido algo muito importante em suas vidas.

Fonte:

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Mostra de Terror - Agosto/2011

Nesse sábado começa a programação do segundo semestre do Cinema no vale.


Nesse mês será apresentada a Mostra de Terror com filmes que hoje são clássicos do gênero, como O homem invisível, pioneiro no uso dos efeitos especiais, Frankenstein, com Boris Karloff, O lobisomem, que rendeu uma versão com Benício Del Toro, em 2010, e O monstro da lagoa negra, feito originalmente para 3D e cuja ação se passa no Brasil.


As sessões do Cinema no vale acontecem no Auditório da Biblioteca do Campus Petrolina a partir das 17h00. A entrada é gratuita.




O projeto Cinema no vale é coordenado pelos professores Afonso Henrique Novaes Menezes (Psicologia) e Janedalva Pontes Gondim (Artes visuais).




Confira a programação


06 / 08 - O homem invisível (The invisible man, 1933) Dir.; James Whale. EUA


Sinopse: Um estranho chega em uma pequena localidade com o objetivo de terminar suas pesquisas científicas. Seu nome é Jack Griffin (Claude Rains), que criou uma fórmula que o permitiu tornar-se invisível. Porém, enquanto busca o antídoto, os problemas começam a acontecer quando as pessoas da localidade descobrem sua natureza e forçam sua fuga. Enlouquecido e com a cabeça cheia de planos destrutivos, Jack torna-se uma grande ameaça e põe toda a polícia em seu encalço.




13 / 08 – Frankenstein (Frankenstein, 1931) Dir.; James Whale. EUA


Sinopse: Um louco cientista constrói um monstro a partir de diversas partes de cadáveres humanos. Porém, para o cérebro, ao invés de utilizar um normal, o de um perigoso criminoso é utilizado. Um raio dá vida ao monstro, o que indica que o horror está apenas começando...




20 / 08 - O monstro da lagoa negra (Creature from the Black Lagoon, 1954) Direção: Jack Arnold EUA


Sinopse: Cientista que procura fósseis antigos na região do Rio Amazonas encontra a pata de uma criatura desconhecida. Resolve então organizar uma pequena expedição e parte em um barco à procura de outros vestígios. Em um local conhecido como Lagoa Negra, devido às águas serem muito escuras, eles acabam encontrando uma estranha criatura viva, um ser anfíbio muito parecido com o homem.




27 / 08 - O lobisomem (The Wolf Man, 1941) Direção: George Waggner EUA


Sinopse: Larry Talbot (Lon Chaney Jr.) é mordido por um lobo quando tentava salvar uma moça. Após o acontecimento, ele passa a virar um monstro toda noite de lua cheia, até ser confrontado pelas pessoas que ama.


Fonte: www.cineplayers.com

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Cinema no Vale, Mês de Junho!


Programação de Junho!

Onde?
No Auditório da Biblioteca da UNIVASF (campus Petrolina, centro)
Quando? 
Todo sábado!
Que horas?
Sempre às 17h.
Quanto?
Nada! Entrada Gratuita!

Ajude-nos a divulgar esse espaço e momento cultural, que temos o prazer de dividir com todos!


quarta-feira, 4 de maio de 2011

Especial Teatro no Cinema

Programação de Maio!
Especial Teatro no Cinema

Onde?
No Auditório da Biblioteca da UNIVASF (campus Petrolina, centro)
Quando? 
Todo sábado!
Que horas?
Sempre às 17h.
Quanto?
Nada! Entrada Gratuita!

Ajude-nos a divulgar esse espaço e momento cultural, que temos o prazer de dividir com todos!


sábado, 2 de abril de 2011

Mostra de Abril – Literatura no cinema - Mais informações e sinopses!

O Cinema no vale dá início no próximo sábado (02) a sua programação de abril. Nesse mês, a mostra trata da Literatura no Cinema, apresentando filmes que trazem adaptações de obras da Literatura brasileira e estrangeira.
O primeiro filme da mostra, Drácula, foi levado às telas por Francis Ford Coppola a partir do livro homônimo de Bram Stoker. No dia da exibição desse filme, às 16 00 será apresentado um documentário a respeito da produção, com curiosidades do elenco e dos efeitos criados para a narrativa.
O filme seguinte da mostra será Macunaíma, filme de Joaquim Pedro de Andrade realizado no auge do Topicalismo, usando um tom de comédia que só reforça o texto de Mario de Andrade.
O terceiro filme da mostra, O sol por testemunha, é um clássico protagonizado por Alan Delon e adaptado de um romance de Patrícia Highsmith, o qual seria revisto anos depois com a filmagem de O talentoso Ripley.
Para encerrar a mostra de abril, será apresentado Quanto vale ou é por quilo?, uma livre adaptação de um conto de Machado de Assis (Pai contra mãe), feita pro Sergio Bianchi, que trata de racismo, políticas assistencialistas e sobrevivência num tom que mistura uma fina ironia a uma lúcida visão das relações pessoais.
As sessões do Cinema no vale sempre acontecem aos sábados, a partir das 17:00, no Auditório da Biblioteca da UNIVASF, Campus Petrolina. A entrada é gratuita.
Serviço

02/04 - Drácula de Bram Stoker (Bram Stoker's Dracula)   Lançamento: 1992 (EUA) Direção: Francis Ford Coppola Duração: 127 min  Gênero: Terror
Sinopse:
No século XV, um líder e guerreiro dos Cárpatos renega a Igreja quando esta se recusa a enterrar em solo sagrado a mulher que amava, pois ela se matou acreditando que ele estava morto. Assim, perambula através dos séculos como um morto-vivo e, ao contratar um advogado, descobre que a noiva deste é a reencarnação da sua amada. Deste modo, o deixa preso com suas "noivas" e vai para a Londres da Inglaterra vitoriana, no intuito de encontrar a mulher que sempre amou através dos séculos.


09/04 - Macunaíma Lançamento: 1969 (Brasil)  Direção: Joaquim Pedro de Andrade Duração: 108 min
Gênero: Comédia
Sinopse:
Macunaíma é um herói preguiçoso, safado e sem nenhum caráter. Ele nasceu na selva e, de preto, virou branco. Depois de adulto, deixa o sertão em companhia dos irmãos. Macunaíma vive várias aventuras na cidade, conhecendo e amando guerrilheiras e prostitutas, enfrentando vilões milionários, policiais e personagens de todos os tipos.


16/04 – O sol por testemunha (Plein Soleil) Lançamento: 1960 (França/Itália) Direção: René Clément Duração: 120 min. Gênero: Suspense
Sinopse:
O amoral Tom Ripley aceita, de um rico industrial, a missão de trazer de volta para casa seu filho Philippe, que vive com a namorada Marge, na paradisíaca Riviera Italiana. Frio e calculista, Ripley se aproxima de Philippe, tornando-se seu melhor amigo. É o início de um plano diabólico.


30/04 – Quanto vale ou é por quilo? Lançamento: 2005 (Brasil) Direção: Sergio Bianchi Duração: 104 min. Gênero: Drama
Sinopse:
Uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII um capitão-do-mato captura um escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver.